O que é o diário online do PIBID?
- É o registro da história do futuro pedagogo, especialmente o que foi aprendendo durante o Programa de Iniciação a Docência.
- É o local de expressão da construção da sua identidade profissional durante o processo de ensino aprendizagem.
- É o local em que ele vai anotando suas emoções, descobertas, sucessos e insucessos que marcam sua itinerância pedagógica.
- É o relato das adaptações e modificações que o estudante vai fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula.
- É o espaço em que o aluno vai registrar suas reflexões sobre os vários momentos do curso e acerca de sua própria ação.
- O diário é, portanto, uma interface rica e dinâmica, elaborada de forma gradual pelo bolsista ID, no qual devem estar presentes os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos de desânimo, as dúvidas.
· No diário o aluno vai escrevendo sobre o que está sentindo, refletindo, vivenciando. E é nesse “diário” que ele vai construindo sua identidade profissional.
Como elaborar o diário? Algumas sugestões...
1ª Etapa: Resgate Histórico: Saberes pessoais e pré- profissionais
Como era a escola na época em que você estudou?
Como você foi alfabetizado?
Relação professor – aluno;
Metodologia de trabalho;
Concepção de avaliação;
Todos tinham acesso à escola?
De que forma a escola daquela época contribuía para o exercício da cidadania? Era igual ao que ocorre hoje?
O ensino hoje melhorou ou piorou? Por quê?
Como elaborar o diário? Algumas sugestões...
1ª Etapa: Resgate Histórico: Saberes pessoais e pré- profissionais
Como era a escola na época em que você estudou?
Como você foi alfabetizado?
Relação professor – aluno;
Metodologia de trabalho;
Concepção de avaliação;
Todos tinham acesso à escola?
De que forma a escola daquela época contribuía para o exercício da cidadania? Era igual ao que ocorre hoje?
O ensino hoje melhorou ou piorou? Por quê?
É preciso escrever também...
As experiências e modificações na sua sala de aula, a partir do que aprendeu no programa.
As reações dos alunos às suas mudanças.
As lembranças e momentos importantes de sua vida que foram despertadas durante o curso.
Algumas explicações sobre o que aconteceu em sua própria itinerância profissional.
As trocas e comentários sobre as experiências de outros professores que estão no curso.
As expressões da criatividade, sentimentos, intuições e percepções sobre seu processo de ensino – aprendizagem.
A importância do outro ( professor, colega, regente, diretor,etc) na sua formação.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário