quarta-feira, 25 de março de 2015

Aplicação das Atividades Diagnósticas pelos bolsistas do PIBID

Na manhã de quarta - feira, 25 de março, demos início a aplicação das atividades diagnósticas na Escola Vilma Britto Sarmento. O objetivo da atividade é observar o nível de leitura e de escrita dos alunos, bem como conhecer seus objetivos e expectativas em relação a escola. Cheguei logo às 8:00 da matina e encontrei a sala muito bem organizada pela professora Josiene. Lembrei das reflexões de Gauthier em relação a Gestão da Classe, quando o mesmo coloca que o processo de planejamento e da gestão da classe se caracteriza pela tomada de um conjunto de decisões relativas à seleção, à organização e ao sequenciamento das rotinas de atividades, de rotinas de supervisão e de rotinas de execução. 


Os bolsitas foram recebidos com muita alegria pela professora regente e pelos alunos, oportunizando um clima favorável ao trabalho. A docente deu início as atividades de rotina, fazendo oração, cantando e realizando a chamada. Em seguida, apresentou os bolsistas e presentou cada um com um caderno de planejamento.  Os alunos do PIBID começaram a interação com uma dinâmica de apresentação que consistia na apresentação dos alunos através de pequenos bonecos de papel confeccionados por eles e exibidos na apresentação. Nesse momento os pequenos falaram de suas expectativas e do que mais gostavam na escola. O tempo passou tão depressa que os alunos foram para o intervalo e só em seguida demos início as atividades diagnósticas de leitura e escrita, fundamentais para a tomada de decisões e ações no ano de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário