Na tarde de quarta - feira, continuamos as observações na Escola Municipal, agora nas salas de 4º e 5º ano das professoras dos anos iniciais. Na sala de Jocelice os bolsistas iniciaram com a atividade de leitura e interpretação. Na sala de Lúcia as atividades começaram de forma mais lúdica com uma dinâmica de apresentação dos bonecos.
O grande dilema vivenciado pelos bolsistas, foi em relação a questão do nível de leitura e escrita das crianças dos anos inicias, já que a maioria ainda não conseguiu dominar o código. Concordamos com Mendonça, da urgência de pesquisas que venham contribuir com ideias e soluções capazes de resolver o grave problema de alfabetização de crianças da Escola Pública, as quais ao chegarem no Ano 4 e 5 ainda permanecem analfabetas, Sobre essa questão Magda Soares
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" Hoje acontece o contrário: todos têm uma bela teoria construtivista da alfabetização, mas não tem método. Se antigamente havia método sem teoria, hoje temos teoria sem método. E é preciso ter as duas coisas: Um método fundamentado numa teoria e uma teoria que produz um método. Existe também a falsa inferência de que , se for adotada uma teoria construtivista, não se pode ter método , como se os dois fossem incompatíveis. Ora, absurdo é não ter método na educação. Educar é por definição, um processo dirigido a objetivos. Só vamos educar os outros se quisermos que eles fiquem diferentes , pois educar é um processo de transformação das pessoas".
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