segunda-feira, 18 de maio de 2015

Pesquisa Formação - Saberes Docentes

Na tarde do dia 18/05 (segunda - feira), demos continuidade a nossa pesquisa formação com a Temática Saberes Docentes. Utilizamos como dispositivo o filme: Mentes Perigosas, estrelado pela atriz Michele Pfeiffer, que trabalha em uma escola pública localizada no suburbio de Nova York. O Filme traz uma reflexão sobre a experiência docente de uma professora ( aparentemente a primeira experiência docente) na conquista da confiança de seus alunos, jovens adolescentes. Sabemos que o dia a dia da sala de aula é muito mais complexo do que a expressão do filme. Entretanto, as cenas nos servem de pontos de partida e para uma reflexão sobre o processo de edificação dos nossos saberes.





Vamos debater um pouco sobre o filme? 

  • Como a atriz Michele Pfeiffer foi construindo seus saberes?
  • Quais as principais dificuldades no início das primeiras experiências docentes?
  • Quais as estratégias utilizadas pela atriz nos momentos de dilemas, problemáticas, etc?
  • Qual a importância do outro na formação?
  • Como vocês vem construindo os saberes docentes em sintonia com a escola de Educação Básica? A que fonte vocês recorrem?


Vamos ao debate? 

38 comentários:

  1. Agent pode ver que o saber docente se constrói em diversas instâncias. No filme a a personagem professora ao mesmo tempo que lia os livros, também construía seu conhecimento dentro da sala de aula. Para Tardif A reunião de todos esses saberes denomina-se saberes profissionais. Ja Gauthier prefere o termo reservatório- onde o profissional vai se abastecendo a partir de sua vivência. A professora do filme demonstrou bastante empenho para com seus alunos.

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    1. Oi Anderson,

      Você traz uma boa síntese sobre a leitura do texto e a narrativa do filme Saberes Docentes. Gostaria que você fizesse uma reflexão sobre os saberes que você está construindo na sua formação inicial, principalmente no contexto do PIBID? Que saberes são esses? Como você vem aprendendo a ser professor?

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    2. Olá Anderson,

      Sabemos que não existe uma receita pronta para ser professor e é relevante construirmos nossos saberes. Você já se sente, de alguma forma, um professor que fará a diferença usando seus saberes e construindo novos saberes para cada situação em sala de aula?

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Fazendo uma reflexão podemos perseber a interligação entre o filme a teoria de Tardif e Gauthier. No decorrer do filme vimos os saberes de tardif aparecer claramente pelas atitudes da professora o saber da formação ao escolher como ela iria transmitir os conhecimentos aos seus alunos, saber disciplinar tendo seus conhecimentos em diferentes campos; ao escolher o poema e a musica, saber curricular para nortear o que era realmente nessesario para a sua turma e o saber experiencial onde ela utiliza seus conhecimentos de outras experiencia vividas, quando traz o caratê e sua postura diante da turma, tudo isso é o que Gauthier chama de reservatório onde o professor se abastece para responder a exigências especifica de sua situação concreta de ensino

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    1. Oi Enne,

      Você traz reflexões importantes sobre os saberes docentes apresentados por Tardif e Gauthier. Gostaria que você trouxesse reflexões sobre os saberes que você construiu e vem a cada dia construindo como professora? Que saberes são esses? E o PIBID? Tem te ajudado na construção de novos saberes?

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    2. Olá Enne,

      De certo modo, os seus saberes são de grande importância para nós que ainda estamos em formação. Como você se sente em compartilha-los? Você acha que é o outro na nossa formação? E o que nós significamos para você quanto profissional?

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    3. A profissão de educador, sabemos que não é fácil, mas no decorrer da minha carreira venho adquirindo saberes através de estudos e pesquisas para alcançar a aprendizagem dos nossos alunos. Ao ler o texto de saberes docentes o que mais chamou a minha atenção foi o saber experiencial que é necessário ser divulgado. Mas nós professores não temos esses hábitos de estar registrando. É aí que é a minha dificuldade, e é no PIBID que venho aos poucos, acho eu, rompendo essa barreira. Para mim compartilhar a aprendizagem com vocês é de grande valor, o pouco de conhecimento que tenho tento transmitir e ao mesmo tempo, aprendo com vocês. Acredito que vocês se tornarão melhores profissionais e espero que apesar dos dilemas que irão passar, sejam capazes de fazer uma grande diferença na educação.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Ao assistir o filme pudemos observar que ser professor não é tarefa fácil, pois exige uma serie de saberes e conhecimentos para obter bons resultados no desenrolar de seu trabalho. O que me chamou atenção no filme é que em alguns momentos, logo no inicio podemos supor que a professora não voltaria mais para aquela sala, mas felizmente ela quis tentar conquistar a simpatia e o respeito dos alunos e para isso ela usou diversos artifícios, foi usando o que estava dando certo no momento... em fim! Podemos dizer que é um filme bem motivador... sempre é possível! vale a pena tentar e acreditar no outro.

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    1. Oi Jamile! Você acertou na mosca. Para sermos professores necessitamos de uma série de saberes. Gostaria que você refletisse sobre os saberes que você está utilizando agora no início da carreira, de forma particular nas ações do PIBID. Que saberes são esses? Como você está aprendendo a ser professora?

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    2. Olá Jamille,

      Assim como vale a pena acreditar no outro, vale a pena também a construção dos saberes docente? Você acredita que todos os professores procuram construir novos saberes?

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  6. Uma coisa bastante interessante que podemos destacar do filme, é que a professora estava sempre buscando estabelecer relações entre o conteúdo e a realidade de seus alunos e para a professora não basta apenas despertar a atenção dos alunos, pra ela tinha que ir, além disso, levando o educando a querer aprender.

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    1. Oi Monik,

      Muito importante a sua reflexão sobre a articulação entre os conteúdo escolares e o contexto dos alunos. Daí te pergunto: Como você está construindo os saberes no chão da escola de educação básica? Como você acredita que está aprendendo a ser professora?

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    2. Olá Monik,

      contextualizar na realidade dos alunos é muito importante. Qual a importância da relação entre professor, aluno e escola na construção dos seus saberes?

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  7. Depois de ter assistido o filme percebemos que a professora Louanne faz de tudo para entrar no contexto dos alunos, ela utiliza das letras das musicas de Bob Dylan para falar da realidade sociocultural dos mesmos. Ela organiza um concurso entre os alunos com o objetivo de aproximá-los da poesia de Thomas Dylan. Essa iniciativa acabou fazendo com que os estudantes descobrissem o valor da pesquisa no processo ensino-aprendizagem. Pois só assim eles tiveram interesse de ir até a biblioteca pesquisar.

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    1. No momento em que a professora sugeriu aos alunos a trabalharem poesia, naquele momento ela buscou levar para algo que lhes motivassem e despertassem o interesse de estudar, isso deu muito certo, até a biblioteca da escola começaram a frequentar. O que nos mostra que ela tinha também domínio dos saberes curriculares que segundo Tardif, este é definido concretamente, sob a forma de programas escolares tais como objetivo, conteúdos, métodos que os professores devem aprender e aplicar.

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    2. Bom dia Monik
      Você acha que nos do PIBID estamos no caminho certo com nossas intervenções? o que deveríamos melhorar

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  8. Podemos perceber que a atriz vai construindo seus saberes dentro do contexto real daqueles alunos e logo de começo ela desiste deles, daí entra a importância do outro em nossas vidas, pois no momento que ela desabafa com o colega ele a desafia resolver seus dilemas, então ela procura métodos para trabalhar com a classe, pois viu que alguns métodos já usados não funcionária com aquela turma. Posso dizer que encontraremos, assim como a atriz, não só no começo da docência, vários dilemas a serem enfrentados e caberá a nós interligar os nossos saberes a novos saberes que serão construídos a cada momento da nossa profissão, pois ser professor requer todas as possíveis fontes de saberes, isso é inevitável. Com tudo, os dilemas encontrados e os que ainda vamos encontrar servirão de experiências para não desistir de procurar a melhor maneira para resolvê-los.

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    1. Mariana,

      Você traz algo importante na discussão do filme que é a importância do outro na nossa formação. O colega mais experiente no filme, foi quem naquele momento dialogou com ela e a partir daí ela começou a refletir sobre sua ação e buscou novas estratégias para agir e se relacionar. Daí questiono: Quem são os "outros" na sua formação? Como essas pessoas estão te provocando a voltar a sala de aula e melhorar sua ação docente? Como você está aprendendo a ser professora?

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    2. No meu momento de formação, que ainda está a caminhar, o outro vem sendo o Pibid com os colegas, supervisores, coordenador e pesquisador que o compõe, assim posso afirmar a grande importância dessas pessoas em minha formação, pois com eles aprendi o pouquinho que sei e estou aprendendo a cada dia melhorar minhas ações que as vezes, ainda, são falhas e creio que com eles estou aprendendo a ser professora.

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    3. Olá, Mariana

      Com certeza não será apenas no início da nossa carreira que encontraremos desafios, pois estes estarão a todo momento e isso pode nos dá mais força para lutar ou não, vi claramente na cena 1 do filme quando a professora procura seu colega e descarrega sua insatisfação, naquele momento pensei que iria desistir, mas sua determinação e força de vontade à fez mais forte para que permanecesse na classe.

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  9. Bom, por meio do filme pudemos compreender que a professora foi construindo seus saberes a cada dia, os desafios iam surgindo e a mesma buscava estratégias que pudesse motivar os alunos e com isso podemos perceber que ela mobilizou vários saberes, estes foram construídos ao longo das aulas. Por mais que planejemos uma aula, na sala de aula ocorre coisas imprevisíveis, sendo necessário utilizarmos saberes diversificados. Em relação ao outro na nossa formação, entendo que seja de fundamental importância na nossa formação, pois é com outro que vamos crescer e socializar nossos desafios. Eu particularmente não tem um dia que não retorno da escola sem uma reflexão, principalmente quando lembro dos alunos que sentem dificuldades em leitura e escrita, me sinto desafiada. Quando penso, que diante de nós futuros educadores está a responsabilidade de tornar o sujeito melhor. A ética de fazer com que nossos alunos saiam da escola sujeitos melhores.

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    1. Olá Camila,

      Os diversificados saberes realmente são de muita importância na sala de aula. Como você acha que está contribuindo para construção de seus próprios saberes?

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    2. Oi Camila! Que bom que você reflete a cada dia sobre a sua prática. Sabemos que só a reflexão não basta. É preciso avançar e pesquisar novas teorias, estratégias e de fato buscar novas soluções para as nossas problemáticas.

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    3. Oi Mila,
      Você fala de um ponto muito importante, a questão de crianças com 08, 09 anos que ainda não saber ler e escrever, essa é uma questão que também reflito, principalmente quando vejo criança na mesma idade ler e interpretar. Então me questiono de onde vem esse fracasso, o que faremos com essas crianças e qual será o futuro dela no País em que vivemos. Principalmente quando estamos na academia e ouvimos o lado romântico de professores acadêmicos que não vão a escola de ensino básico, como já ouvir uma de um professor "não vamos ter aula prática na escola porque não gosto de ir para escola, aplicaremos as atividades aqui na sala uns com os outros", fala de professor acadêmico. Então quando chegamos na escola que encontramos esses desafios, começa as reflexões sobre o que fazer.

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  10. Olá Mariana!
    Eu acredito que os desafios tem contribuindo na minha formação. Acho que no momento que eu reflito e tento melhorar vou crescendo tanto como profissional quanto pessoal.

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  11. Ao assistir o filme me perguntava a todo momento como agiria diante as situações que aquela professora viveu? que pra me é ainda mais difícil em uma sala de adolescente. A atriz buscava a todo momento conhecimentos que fossem de encontro com os desafios que vivia no seu dia a dia. Vejo que o Pibid, tem contribuído e muito para minha formação e construção de saberes.

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    1. verdade Rosiara o PIBID esta sendo de grande valia na construção de nossos saberes, no qual pra me supre as lacunas que o nosso curso vem deixando.

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  12. Ao assistir ao filme me perguntava como ser professor e desafiante, cada dia na sala e nova experiencia adquirida, vendo a situação da professora percebo que o ser professor e muito gradativo se torna no dia-a-dia na sala de aula e que não adianta falar sem vivenciar a sala de aula o pé na sala de aula e sem sombra de duvidas o fundamental de tudo. e me pergunto como eu agiria em uma sala de aula com uns adolescentes naquela situação, sendo que as vezes em uma sala de aula com meninos de 10 e 11 anos já não e fácil, magina com uns adolescentes com sua opinião pronta.

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    1. Samylle!

      Você toca em algo fundamental que é a questão do tempo na formação dos professores. Nós não nascemos professores, nos tornamos professores no exercício da docência,em meio a pesquisa e a reflexão.

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  13. Olá crianças!
    Também concordo com vocês quando dizem que o filme retrata bem a sala de aula e seus desafios. Ele também nos leva a pensar sobre a nossa postura dentro dela e refletirmos sobre essa postura o tempo inteiro. hoje mais uma vez nós(eu e Lice) e um grande número de professores e demais representantes da nossa sociedade que se preocupa com melhores condições para a educação de Jequié nos reunimos no colégio Celi para discutir e aprovar o Plano Municipal de Educação de Jequié. Em nossas discursões sempre estava presente a preocupação com a dificuldade de leitura e escrita que as crianças vem apresentando cada dia mais e a nossa postura diante disso. Os motivos dessa dificuldade tenho suposições, ainda não sei e também não foi hoje que descobri; mas vi o desespero de algumas colegas em meio a minha segurança e da minha colega Lice e ainda tivemos a oportunidade de compartilhar da sugestão de Nandiara para que elas fizessem a leitura do livro: método sóciolinguístico de Onaide e Olympio que todos nós já lemos e tivemos a oportunidade de conhecer este livro através do conhecimento e da sugestão de Socorro e da decisão bem acertada de Ivana de dar continuidade a leitura dele.
    Em fim quero dizer que professor não descansa e precisa de estudo constante; os problemas não se acabam ao contrário crescem e surgem mais. Sou fruto das minhas vivências em sala de aula, da minha disponibilidade de estar sempre me capacitando, da vontade que tenho de aprender sempre mais e do convívio com o outro. O outro neste momento tem nome se chama grupo do Pibid e estou muito satisfeita de participar deste grupo e de ter a oportunidade de refletir sobre o que faço na expectativa de melhorar e compartilhar este fazer com os outros torcendo para que sejam melhores que eu.

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  14. Olá crianças!
    Também concordo com vocês quando dizem que o filme retrata bem a sala de aula e seus desafios. Ele também nos leva a pensar sobre a nossa postura dentro dela e refletirmos sobre essa postura o tempo inteiro. hoje mais uma vez nós(eu e Lice) e um grande número de professores e demais representantes da nossa sociedade que se preocupa com melhores condições para a educação de Jequié nos reunimos no colégio Celi para discutir e aprovar o Plano Municipal de Educação de Jequié. Em nossas discursões sempre estava presente a preocupação com a dificuldade de leitura e escrita que as crianças vem apresentando cada dia mais e a nossa postura diante disso. Os motivos dessa dificuldade tenho suposições, ainda não sei e também não foi hoje que descobri; mas vi o desespero de algumas colegas em meio a minha segurança e da minha colega Lice e ainda tivemos a oportunidade de compartilhar da sugestão de Nandiara para que elas fizessem a leitura do livro: método sóciolinguístico de Onaide e Olympio que todos nós já lemos e tivemos a oportunidade de conhecer este livro através do conhecimento e da sugestão de Socorro e da decisão bem acertada de Ivana de dar continuidade a leitura dele.
    Em fim quero dizer que professor não descansa e precisa de estudo constante; os problemas não se acabam ao contrário crescem e surgem mais. Sou fruto das minhas vivências em sala de aula, da minha disponibilidade de estar sempre me capacitando, da vontade que tenho de aprender sempre mais e do convívio com o outro. O outro neste momento tem nome se chama grupo do Pibid e estou muito satisfeita de participar deste grupo e de ter a oportunidade de refletir sobre o que faço na expectativa de melhorar e compartilhar este fazer com os outros torcendo para que sejam melhores que eu.

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  15. Oi Lúcia! Fico muito feliz com sua reflexão. Sua fala deixa clara a importância da pesquisa e reflexão na nossa prática pedagógica. É muito bom termos um grupo que estuda e busca semanalmente soluções para as demandas da prática pedagógica.

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    1. Assim como você Rosiara, a todo momento mim questionava o que faria diante de certas situações exposto no filme. O choque com o real nos leva a dois caminhos: a desistir ou serve de fonte para resistirmos, daí a importância do PIBID para mim, pois nos proporcionou pisar no chão da escola, saímos do imaginário para o real. Destaco a importância do outro na nossa formação: as discussões, leituras, vivencias em sala de aula e nossas reflexões tem contribuído muita na minha formação como professor iniciante, pois há algum tempo atrás não sabia fazer um plano de aula, não sabia o que fazer para ter controle da sala de aula, como fazer um diagnostico, as atividades que devem ser realizada para cada nível silábico dos alunos. Enfim, foram muitas contribuições que o PIBID e o outro ( professores iniciantes, alunos, professores supervisores, coordenadora, pesquisadora), tem dado na minha formação docente e pessoal.

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  16. Isso mesmo Mara, o filme realmente nos faz perceber o quanto é impactante esse primeiro momento na sala de aula, que hoje está visível e acontecendo na nossa sociedade, e quando nos deparamos com situações parecidas temos que fazer uma escolha. Outro ponto importante que o filme traz assim como no texto é o saber curricular, que segundo Tardif, são os "Saberes Curriculares" , que é a forma como as instituições produzem os saberes disciplinares e os programas que serão aplicados nas escolas, e que segundo o Tardif, os professores devem conhecer mais sobre esses saberes que servem para valorizar sua profissão e sua prática. que no filme em alguns momentos a professora quer saber e questiona esse currículo da instituição. Percebo que é muito importante nós professores iniciantes sabermos sobre esse currículo.

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  17. Muito bem turma, filme interessante, que nos remetem a vários questionamentos e interpretações das nossas escolas e salas de aula, as situações aconteceram como indisciplina, falta de apoio por parte da instituição, problemas familiares, droga, violência entre outras e ainda acontece em nosso dia a dia que muitas vezes fazem com que muitos que pretendem assumir uma sala desistem e outros que já estão, vem a cada dia construindo seus saberes. Quanto ao encontro que participamos na DIREC e Escola Celi observamos e contribuímos com as novas metas para a educação do nosso município que ira vigorar entre 2015 a 2025 realizado a cada 10 anos, como a pró Lucia nos falou a respeito de discussões a cerca do ensino fundamental e idéias de como se trabalhar com os alunos através das famílias silábicas onde Nandiara nos falava a respeito de um livro, compartilhamos com ela para todos que estavam ali, sobre o método sociolinguístico de Paulo Freire. Realidade esta que vivenciamos através do PIBID que aprendemos com (o outro), ou seja, com cada um do grupo.

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  18. Muito bem turma, filme interessante, que nos remetem a vários questionamentos e interpretações das nossas escolas e salas de aula, as situações aconteceram como indisciplina, falta de apoio por parte da instituição, problemas familiares, droga, violência entre outras e ainda acontece em nosso dia a dia que muitas vezes fazem com que muitos que pretendem assumir uma sala desistem e outros que já estão, vem a cada dia construindo seus saberes. Quanto ao encontro que participamos na DIREC e Escola Celi observamos e contribuímos com as novas metas para a educação do nosso município que ira vigorar entre 2015 a 2025 realizado a cada 10 anos, como a pró Lucia nos falou a respeito de discussões a cerca do ensino fundamental e idéias de como se trabalhar com os alunos através das famílias silábicas onde Nandiara nos falava a respeito de um livro, compartilhamos com ela para todos que estavam ali, sobre o método sociolinguístico de Paulo Freire. Realidade esta que vivenciamos através do PIBID que aprendemos com (o outro), ou seja, com cada um do grupo.

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