Pesquisa Formação - Letrar é mais que alfabetizar!
Na manhã do dia 17/06, demos início a nossa formação com os alunos do PIBID, provocando a discussão sobre o texto da Magna Soares: Letrar é mais que alfabetizar! A temática faz parte da demanda formativa e dos dilemas enfrentados pelos alunos no exercício da docência na Escola Vilma Brito Sarmento. Logo após a proposta do trabalho, orientamos a realização do planejamento das Oficinas sobre Letramento e Alfabetização, tendo como base a proposta do Método Sociolinguístico que as alunas sentiram necessidade de aprofundar.
A organização da Oficina ficou assim:
I Etapa - Leitura da
sugestão de atividade do livro de atividades do Método Sociolinguístico:
Dupla 1: Jamile e Átila
·
Oficina animal
Dupla 2: Daiane e Danilo
·
Oficina brincadeira
Dupla 3: Anderson e Murilo
·
Oficina Natureza
Dupla 4: Maria da Paz, Camila e Simone
·
Oficina Higiene
Dupla 5: Monik, Mara e Mariana
·
Oficina Poluição
Dupla 6: Samile e Rosiara
·
Oficina Trabalho
II Etapa – Organização de
um plano de aula contendo todos os elementos:
Objetivos
Conteúdos
Orientações Didáticas (rotina, os passos do método
sociolinguístico, e acrescentar outras sugestões de atividades como jogos e
brincadeiras e/ ou outros textos que a dupla sentir necessidade)
Acrescentar nas orientações didáticas jogos e outras
atividades relacionadas com a aula e com o tema que vocês estarão
desenvolvendo.
Por exemplo: Um bingo (levar confeccionado); Um jogo de
encaixe de letras; um baralho silábico; um jogo com desafios etc.
Cada dupla deverá apresentar dois materiais confeccionados.
Recursos
Avaliação
III Etapa – Apresentação do
Trabalho 30/07
Cada dupla apresentará no Datashow seu plano de trabalho
explicando a proposta e todas as etapas detalhadas, e em seguida realizará com
os colegas as oficinas.
Os colegas do grupo do PIBID, bem como os professores
supervisores e a coordenação irá sugerir melhoras na sequência didática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário