Na tarde de quarta - feira 29/04, realizamos uma oficina com os alunos do PIBID, com o objetivo de refletirmos sobre a importância das reflexões nos blogs, como estratégia privilegiada de desenvolvimento profissional e de escrita de si. Zabalza coloca esse instrumento como fundamental para proporcionar o conhecimento e desenvolvimento pessoal. Iniciamos a atividade refletindo sobre alguns blogs na rede e também fazendo uma análise dos nossos blogs. Coloquei para os alunos que precisamos avançar nas escritas, pois em alguns momentos os blogs estão só descrevendo as atividades e não trazem reflexões, outras vezes trazem as reflexões dos autores e fica fora as subjetividades e implicações vivenciadas na aprendizagem inicial da docência. Os alunos pontuaram que realmente as postagens e reflexões precisavam avançar no sentido de mais reflexões sobre a prática vivenciada em sala de aula. Para Alarcão (2005), a ideia de professor reflexivo está assentada no pressuposto de que o ser humano é um ser criativo e não um mero executor de idéias e práticas que lhe são exteriores. Nessa perspectiva, destaca-se a noção de profissional que, diante da incerteza e imprevisibilidade do seu trabalho, age de modo inteligente e flexível. Daí a importância de se pensar em contextos formativos que favoreçam o desenvolvimento da capacidade reflexiva do professor, superando um nível meramente descritivo, para outro que retrate interpretações articuladas do contexto de trabalho. Atendi individualmente cada aluno, mediando as reflexões e fazendo cometários nos blogs. Solicitei também que os colegas fizessem reflexões nos blogs dos colegas, ajudando-os a pensarem sobre a ação docente em sala de aula e a problematizarem mais sobre suas aulas.
Blog destinado a minha itinerância no doutorado da UFS (Universidade Federal de Sergipe), sobre os Diários online na Iniciação à docência, orientado pela professora Dr. Simone Lucena. Acreditamos que o trabalho com os Diários online, podem possibilitar uma maior discussão sobre a aprendizagem docente, por incorporar a proposta do trabalho colaborativo, superando uma visão meramente cognitivista e comportamentalista da prática pedagógica.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Oficina de Blog
Na tarde de quarta - feira 29/04, realizamos uma oficina com os alunos do PIBID, com o objetivo de refletirmos sobre a importância das reflexões nos blogs, como estratégia privilegiada de desenvolvimento profissional e de escrita de si. Zabalza coloca esse instrumento como fundamental para proporcionar o conhecimento e desenvolvimento pessoal. Iniciamos a atividade refletindo sobre alguns blogs na rede e também fazendo uma análise dos nossos blogs. Coloquei para os alunos que precisamos avançar nas escritas, pois em alguns momentos os blogs estão só descrevendo as atividades e não trazem reflexões, outras vezes trazem as reflexões dos autores e fica fora as subjetividades e implicações vivenciadas na aprendizagem inicial da docência. Os alunos pontuaram que realmente as postagens e reflexões precisavam avançar no sentido de mais reflexões sobre a prática vivenciada em sala de aula. Para Alarcão (2005), a ideia de professor reflexivo está assentada no pressuposto de que o ser humano é um ser criativo e não um mero executor de idéias e práticas que lhe são exteriores. Nessa perspectiva, destaca-se a noção de profissional que, diante da incerteza e imprevisibilidade do seu trabalho, age de modo inteligente e flexível. Daí a importância de se pensar em contextos formativos que favoreçam o desenvolvimento da capacidade reflexiva do professor, superando um nível meramente descritivo, para outro que retrate interpretações articuladas do contexto de trabalho. Atendi individualmente cada aluno, mediando as reflexões e fazendo cometários nos blogs. Solicitei também que os colegas fizessem reflexões nos blogs dos colegas, ajudando-os a pensarem sobre a ação docente em sala de aula e a problematizarem mais sobre suas aulas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário