quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sugestões para escrita nos blogs

  Com o objetivo de instigar cada vez mais a reflexão sobre a ação docente em sala de aula, socializamos algumas sugestões que os discentes poderão incluir no seu diário. Salientamos que as sugestões não são vistas pela coordenação como " um gesso" para moldar a escrita, mais como alguns pontos que os alunos precisam refletir, já que observamos que alguns bolsistas precisam avançar nas reflexões . Acreditamos na importância da mediação nesse cenário.


Sugestões para a Escrita do Diário Online
Antes da Intervenção

1)      Descreva como foi planejada a aula com sua dupla: o que vocês priorizaram, como buscaram material, como a coordenação e o professor supervisor contribuiu? Você precisou pesquisar? Como foi sua pesquisa?
2)      Descreva e reflita como foi a socialização com os colegas no encontro do dia 30/06 ( aquele em que cada dupla apresentou seus trabalhos na Escola). Traga reflexões sobre a importância da proposta.

A aplicação da intervenção ...

3)      Como os alunos se portaram diante das atividades propostas?
4)      Houve alguma criança que apresentou muita dificuldade ou facilidade diferente dos demais da turma?
5)      Você sentiu alguma dificuldade em relação à execução da proposta? Quais?
6)      Será preciso retomar, continuar, ampliar a sua ação pedagógica?
7)      Quais as intervenções pedagógicas você faria naquilo que foi planejado?
8)      Os objetivos que você planejou foram atingidos?
9)      Como se sentiu frente ao desempenho da turma?
10)   Como acredita que as crianças se sentiam quando faziam a atividade?
11)   Analisando a aula proposta pelas crianças, como eu poderia mudá-la e melhorá-la?
12)   O que você poderia fazer diferente?
13)   Que teorias estão embasando a minha prática pedagógica?

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Observações da Prática Pedagógica

Na semana de 06 a 10 de julho, estivemos na Escola Vilma Brito Sarmento acompanhando a execução das aulas planejadas pelos alunos do PIBID. Os momentos vivenciados na escola foram de suma importância, para percebermos o desenvolvimento dos nossos alunos em sala de aula. Pude observar a importância de um bom planejamento no início da carreira, a importância da professora supervisora como co-autora na condução da aula com nossos estudantes, o papel importante da dupla para contribuir na gestão da classe, os dilemas e etnométodos que vão emergindo na ação docente. Enfim, percebo a importância do PIBID tanto na formação dos nossos alunos, dos nossos supervisores e principalmente dos alunos da rede pública, que estão vivenciando aulas inovadoras na escola.






Socialização das Oficinas e de Materiais Didátios

Já no dia 30/06, na Escola Vilma Brito Sarmento, os alunos do PIBID foram desafiados a apresentar a sequência didática planejada no dia 17/06, e a socializar os materiais didáticos elaborados.
Cada dupla fez sua apresentação e os colegas, professores supervisores e a coordenação do PIBID foi sugerindo e questionando aos alunos as ações planejadas. Esse foi um momento muito rico de formação, pois observamos que faz parte do desenvolvimento social do indivíduo aprender a conviver e a trabalhar com o outro; aprender a ouvir, expressar opiniões divergentes.


Planejamento das Oficinas

Com o objetivo de articularmos o método sociolinguísico com as demandas de nossos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizamos mais uma Oficina de Planejamento, na Escola Vilma brito sarmento. Dividimos os grupos de acordo com os ciclos, e a partir do desenho didático proposto por Onaide e também da criatividade das duplas, iniciamos nosso trabalhos. O que pude perceber nesse momento, foi como os alunos do PIBID estão crescendo na aprendizagem docente, demonstrando mais autonomia para planejar, criar propostas inovadoras e a trabalhar em grupo. As professoras supervisoras estiveram presentes orientando os alunos, assim como a coordenação e o professor pesquisador ( Socorro Cabral). Momentos como esse são de fundamental importância na Iniciação a Docência, pois desencadeia trocas reflexivas contribuindo para uma melhor qualificação profissional. 



segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pesquisa Formação - Letrar é mais que alfabetizar!

Discutindo o texto e relacionando-o com o vídeo.

No artigo intitulado " Letrar é mais que alfabetizar, a autora Magda Soares coloca a insuficiência de apenas saber ler e escrever frente as demandas contemporâneas. Ela destaca que além de saber ler e escrever, é preciso fazer uso da leitura e da escrita no dia a dia e apropriar-se da função social de suas práticas; isto é, é preciso letrar-se.
Diz a autora" Se uma criança sabe ler, mais não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada.

Observe também o vídeo onde a autora fala de letramento:



Tanto no texto quanto no vídeo, a professora Magna Soares traz a importância do trabalho de alfabetização em contextos reais de leitura e  escrita, salientando que os dois processos são indissociáveis, porém com especificidades diferentes que precisamos conhecer.

Daí questionamos:

* Qual a importância do trabalho de letramento nas sociedades contemporâneas?
* O desafio do letramento só acontece no Brasil?
* Quais as especificidades da alfabetização?
*Quais as características e especificidades do letramento?
* É possível articularmos alfabetização e letramento?
* Como você tem realizado essa articulação?
* Quais os dilemas que você vivencia nesse processo inicial de docência em relação a alfabetização?

Vamos debater e interagir com os colegas?

Pesquisa Formação - Letrar é mais que alfabetizar!

Na manhã do dia 17/06, demos início a nossa formação com os alunos do PIBID, provocando a discussão sobre o texto da Magna Soares: Letrar é mais que alfabetizar! A temática faz parte da demanda formativa e dos dilemas enfrentados pelos alunos no exercício da docência na Escola Vilma Brito Sarmento. Logo após a proposta do trabalho, orientamos a realização do planejamento das Oficinas sobre Letramento e Alfabetização, tendo como base a proposta do Método Sociolinguístico que as alunas sentiram necessidade de aprofundar.
A organização da Oficina ficou assim:
I Etapa - Leitura da sugestão de atividade do livro de atividades do Método Sociolinguístico:
Dupla 1: Jamile e Átila
·        Oficina animal
Dupla 2: Daiane e Danilo
·        Oficina brincadeira
Dupla 3: Anderson e Murilo
·        Oficina Natureza
Dupla 4: Maria da Paz, Camila e Simone
·        Oficina Higiene
Dupla 5: Monik, Mara e Mariana
·        Oficina Poluição
Dupla 6: Samile e Rosiara
·        Oficina Trabalho
II Etapa – Organização de um plano de aula contendo todos os elementos:
Objetivos
Conteúdos
Orientações Didáticas (rotina, os passos do método sociolinguístico, e acrescentar outras sugestões de atividades como jogos e brincadeiras e/ ou outros textos que a dupla sentir necessidade)
Acrescentar nas orientações didáticas jogos e outras atividades relacionadas com a aula e com o tema que vocês estarão desenvolvendo.
Por exemplo: Um bingo (levar confeccionado); Um jogo de encaixe de letras; um baralho silábico; um jogo com desafios etc.
Cada dupla deverá apresentar dois materiais confeccionados.
Recursos
Avaliação
III Etapa – Apresentação do Trabalho 30/07
Cada dupla apresentará no Datashow seu plano de trabalho explicando a proposta e todas as etapas detalhadas, e em seguida realizará com os colegas as oficinas.
Os colegas do grupo do PIBID, bem como os professores supervisores e a coordenação irá sugerir melhoras na sequência didática.

IV Etapa – Realização das Oficinas com os alunos em sala de aula

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Pesquisa Formação - Saberes Docentes

Na tarde do dia 18/05 (segunda - feira), demos continuidade a nossa pesquisa formação com a Temática Saberes Docentes. Utilizamos como dispositivo o filme: Mentes Perigosas, estrelado pela atriz Michele Pfeiffer, que trabalha em uma escola pública localizada no suburbio de Nova York. O Filme traz uma reflexão sobre a experiência docente de uma professora ( aparentemente a primeira experiência docente) na conquista da confiança de seus alunos, jovens adolescentes. Sabemos que o dia a dia da sala de aula é muito mais complexo do que a expressão do filme. Entretanto, as cenas nos servem de pontos de partida e para uma reflexão sobre o processo de edificação dos nossos saberes.





Vamos debater um pouco sobre o filme? 

  • Como a atriz Michele Pfeiffer foi construindo seus saberes?
  • Quais as principais dificuldades no início das primeiras experiências docentes?
  • Quais as estratégias utilizadas pela atriz nos momentos de dilemas, problemáticas, etc?
  • Qual a importância do outro na formação?
  • Como vocês vem construindo os saberes docentes em sintonia com a escola de Educação Básica? A que fonte vocês recorrem?


Vamos ao debate?