quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Roda de Conversa no PIBID - A pesquisa sobre a Gestão da Classe

Na última quinta - feira (01/10) participei de mais um momento formativo com os alunos do PIBID. Dessa vez foi o momento de socialização das pesquisas realizadas na sala de aula da professora supervisora sobre a Gestão da Classe. A pesquisa foi configurada da seguinte forma: Estudamos na roda de conversa a temática Saberes Docentes do autor Gauthier, e em seguida aprofundamos sobre os saberes da gestão da classe, aonde o autor trouxe algumas categorias mapeadas em pesquisas em sala de aula com professores dos anos iniciais. As categorias foram discutidas e aprofundadas. Em seguida, organizamos um roteiro de pesquisa para as observações na escola. 
Cada dupla de posse de suas anotações, os bolsistas trouxeram para a roda de conversa o olhar sobre a aula, tendo como foco a gestão da classe.  Os bolsistas colocaram que as aulas das três professoras tem início, meio e fim, e que cada uma tem sua maneira particular de planejar a gestão, tomar decisões no momento da aula e organizar o espaço para tentar manter um clima agradável durante a aula. O alunos ainda colocaram a importância que teve essa atividade na sua formação, pois apesar deles estarem dois anos em sala, eles puderam observar a rotina da sala de aula, o que não era possível na monitoria. A todo momento, foi colocado a complexidade que é a sala de aula, e de como o "tempo" é importante na formação. 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Apresentação da Pesquisa Diagnóstica

No dia 06 de agosto de 2015, tivemos mais um encontro formativo do PIBID, com o objetivo de socializarmos as pesquisas diagnósticas realizadas na Escola Vilma Brito Sarmento. Ressaltamos a importância desse trabalho na formação dos nossos alunos, que exerceram o papel de professores pesquisadores de sua prática pedagógica. Após a aplicação das atividades, que tinha como objetivo diagnosticar o processo de leitura e de escrita dos alunos dos anos inicias do ensino fundamental, nossos bolsistas primeiro individualmente e depois em grupo, sentaram para tabular os dados da pesquisa e em seguida, representá-la em pequenos gráficos, para a partir daí iniciarem o processo de interpretação dos mesmos. Os dados foram organizados em 4 categorias, em sintonia com os objetivos da pesquisa: Desempenho da leitura; Avaliação da Escrita; Avaliação da interpretação de Texto e Avaliação das Produções de Texto.
Na reunião, cada grupo leu e discutiu os dados organizados, ressaltando os avanços e as dificuldades de cada turma. Esse momento foi muito rico, pois as professoras supervisoras estavam presentes e contribuíram com a análise.
Em seguida, fizemos mais uma rodada de leitura dos blogs, onde alguns bolsistas foram sorteados e seus colegas, supervisores, coordenador e professor pesquisador deixou sugestões para o avanço das reflexões. Combinamos que além de comentar no blog dos colegas, é preciso interagir e voltar a editar o blog para avançar na escrita.
Por fim, começamos a desenhar o planejamento das próximas intervenções na escola.





terça-feira, 4 de agosto de 2015

Análise de Dados


Na reunião do dia 30 iniciamos a análise dos dados das atividades diagnósticas de leitura e de escrita na Creche Casinha do Sol. Cada aluno fez anteriormente uma pesquisa sobre leitura e produção de texto nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Em seguida os grupos tabularam os dados recolhidos na escola, debateram, refletiram e começaram a organização dos mesmos em uma ficha com essa finalidade. A participação das professoras supervisoras foi de fundamental importância para a sistematização da pesquisa. 

Aplicação da Sondagem

A aplicação das atividades diagnóstica tem como objetivo detectar que conhecimentos a criança está construindo e de que forma, Fizemos atividades escritas e atividades orais com a finalidade de avaliar o processo de leitura e de escrita, para tomarmos novas decisões e criar novas atividades de ensino - aprendizagem da leitura e da escrita.Sabemos que a sondagem retrata um certo momento, assim o aluno pode obter um resultado hoje e outro diferente em poucos dias. Cada grupo de 5 alunos realizou atividades nas salas das professoras supervisoras e os resultados foram registrados em fichas especialmente preparadas para esse fim.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Planejamento das Atividades Diagnósticas

Chegando ao final do segundo semestre, os bolsistas do PIBID juntamente com a coordenação e os professores supervisores sentiram a necessidade de elaborar e aplicar com as crianças da Escola Vilma Brito Sarmento uma segunda avaliação diagnóstica com o objetivo de avaliar as competências de leitura e escrita das crianças, a fim de reorientarmos as nossas intervenções na escola. Percebi uma grande autonomia do grupo na elaboração das mesmas, já que é a terceira vez que construímos essas sondagens no PIBID. A investigação sobre a prática docente terá inicio no dia 22/07 e finalizará no dia 23/07.  


quinta-feira, 16 de julho de 2015

Comunidade de Investigação






Dando continuidade a Pesquisa Formação, realizamos hoje 16/07/2015 mais uma atividade formativa co os bolsistas do PIBID, cuja temática foi: Professor Reflexivo e Professor Pesquisador. Iniciamos com um texto de minha autoria: Reflexividade na Formação de Professores, . O trabalho teve inicio com a leitura compartilhada do texto, e em seguida dupla comentou e trouxe reflexões articuladas com a sala de aula de alguns trechos destacados no mesmo. Percebemos no debate, a emergência dos dilemas vividos em sala de aula, principalmente em relação a alfabetização. Os alunos ressaltaram a importância da reflexão na formação deles, principalmente os registros feitos nos blogs. Em seguida, fizemos o sorteio de 5 alunos para lerem os rascunhos do diário, e mais dois alunos para comentarem. Esse momento foi bastante rico, pois todos tiveram acesso ao mundo pessoal e profissional de seus colegas, podendo sugerir melhorias no diário. Para fecharmos, ficamos de analizar os diários com as questões até o sábado, e os alunos ficaram de postar no blog dos colegas.

Sugestões para escrita nos blogs

  Com o objetivo de instigar cada vez mais a reflexão sobre a ação docente em sala de aula, socializamos algumas sugestões que os discentes poderão incluir no seu diário. Salientamos que as sugestões não são vistas pela coordenação como " um gesso" para moldar a escrita, mais como alguns pontos que os alunos precisam refletir, já que observamos que alguns bolsistas precisam avançar nas reflexões . Acreditamos na importância da mediação nesse cenário.


Sugestões para a Escrita do Diário Online
Antes da Intervenção

1)      Descreva como foi planejada a aula com sua dupla: o que vocês priorizaram, como buscaram material, como a coordenação e o professor supervisor contribuiu? Você precisou pesquisar? Como foi sua pesquisa?
2)      Descreva e reflita como foi a socialização com os colegas no encontro do dia 30/06 ( aquele em que cada dupla apresentou seus trabalhos na Escola). Traga reflexões sobre a importância da proposta.

A aplicação da intervenção ...

3)      Como os alunos se portaram diante das atividades propostas?
4)      Houve alguma criança que apresentou muita dificuldade ou facilidade diferente dos demais da turma?
5)      Você sentiu alguma dificuldade em relação à execução da proposta? Quais?
6)      Será preciso retomar, continuar, ampliar a sua ação pedagógica?
7)      Quais as intervenções pedagógicas você faria naquilo que foi planejado?
8)      Os objetivos que você planejou foram atingidos?
9)      Como se sentiu frente ao desempenho da turma?
10)   Como acredita que as crianças se sentiam quando faziam a atividade?
11)   Analisando a aula proposta pelas crianças, como eu poderia mudá-la e melhorá-la?
12)   O que você poderia fazer diferente?
13)   Que teorias estão embasando a minha prática pedagógica?